REVISTA PAINTBALL
N.Queiróz
Blog do Paintball Cadaval - Espaço on-line para divulgação de noticias e acontecimentos relacionados com Paintball no concelho do Cadaval e região Oeste.
Escrito por
Paintball Cadaval Blog
-
sexta-feira, março 30, 2007
1 comments
Um dos pontos mais críticos na prática do Paintball é a qualidade das bolas que utilizamos. As características que mais procuramos numa bola são: homogeneidade no diâmetro, capacidade de partir no objectivo e não no marcador, visibilidade e qualidade do recheio (tinta), ou seja, pretendemos uma tinta que em caso de impacto seja bastante visível à distância e que seja mais difícil de esconder... no caso de jogadores mais "teimosos" (também chamados de 5 á Sec...).



Escrito por
Paintball Cadaval Blog
-
sexta-feira, março 30, 2007
2
comments
Decorreu no passado 25 de Março na Pêro Moniz a 2ª Prova da Liga de Paintball Concelhia do Cadaval, uma organização da Associação Murteirense em colaboração com a Turimontejunto.




Escrito por
Paintball Cadaval Blog
-
terça-feira, março 27, 2007
6
comments

Escrito por
Paintball Cadaval Blog
-
quinta-feira, março 22, 2007
1 comments


Escrito por
Paintball Cadaval Blog
-
quinta-feira, março 22, 2007
0
comments
Conforme prometido, seguem as imagens dos recentes melhoramentos introduzidos no campo do Paínho:
Escrito por
Paintball Cadaval Blog
-
quinta-feira, março 22, 2007
0
comments
Na sequência do anterior artigo sobre as diferenças entre armas e marcadores, parece-me bastante importante relembrar que o Paintball, como qualquer outro jogo, tem regras.
Além das regras de ouro mencionadas convém também NÃO DISPARAR CONTRA O ADVERSÁRIO A UMA DISTÂNCIA INFERIOR A 5 METROS, pois o impacto das bolas no nosso corpo, se for a uma distância relativamente curta, pode ser bastante doloroso, conforme as seguintes imagens documentam:
Alguém fica com dúvidas de que se os seguintes jogadores por qualquer motivo não tivessem a sua máscara rigorosamente colocada poderiam ter ficado cegos para o resto da vida?

Escrito por
Paintball Cadaval Blog
-
quinta-feira, março 15, 2007
2
comments

Escrito por
Paintball Cadaval Blog
-
segunda-feira, março 12, 2007
8
comments
Caros amigos Paintballers,
Antes de mais aproveito para endossar os meus sinceros parabéns ao criador deste Blog, cuja iniciativa é de louvar, pois não existia até agora um espaço próprio onde a (por enquanto pouca) malta daqui pudesse discutir assuntos relacionados com o Paintball, e eu pessoalmente até á pouco tempo atrás praticamente não tinha pessoas que partilhassem este meu gosto, logo desde já me coloco á disposição para continuar ajudar e colaborar nas vossas iniciativas, dentro da minha disponibilidade e conhecimento.
Para já parece-me pertinente reacender a velha discussão Paintbolística do "ovo e da galinha", sem querer ser uma "unha encravada" para os acérrimos defensores das "armas / balas":
Segundo reza a história instituída universalmente e que (quase) toda a gente conhece, o Paintball começou pelas mãos de criadores de gado, que quando se deslocavam a leilões, para distinguirem as suas cabeças de gado, marcavam os animais, com pequenas bolas de tinta, disparadas por fisgas ou "pistolas" de ar comprimido muito rudimentares, ou para marcarem árvores para abate, na Austrália ou nos Estados Unidos (a doutrina diverge).
Mais tarde os militares adaptaram esta ideia e tornaram-na numa técnica de treino militar, com algumas variantes, e foi assim que o Paintball se tornou popular.
Esta ideia transferiu-se para os Estados Unidos da América, onde foi traduzida para o desporto ou modalidade que é hoje em dia o Paintball.
Agora a questão fundamental e das primeiras que aprendi nos meus quase 12 anos ligados ao Paintball: O dispositivo que dispara as bolas de tinta é um MARCADOR e não uma ARMA.
Na origem do nome está a sua criação com a intenção de marcar árvores e gado, e não com a intenção de criar um qualquer instrumento de ataque ou defesa, que é a designação oficial de "arma", segundo se pode facilmente constatar num dicionário, logo MARCADOR é a designação ORIGINAL e correcta do dispositivo que utilizamos para disparar as bolas de tinta.
Agora julgo que a confusão dos termos utilizados tem muito a ver com a semelhança física dum marcador de Paintball com uma arma, visto que ambos são compostos por um corpo, cano e gatilho, mas penso que esta divergência de teorias depende mais ainda da atitude com que as pessoas utilizam os seus marcadores / armas:
Eu chamo marcador e não arma porque os nossos engenhos projectam bolas de tinta que vão marcar / pintar o adversário e também porque gosto de me distanciar de conotações militaristas ou paramilitares, vivendo as emoções que apenas o Paintball pode transmitir, sempre com o espirito de fair-play, camaradagem e convívio que estas iniciativas devem promover.
No entanto julgo que para algumas pessoas com algum género de recalcamento militar ou afins, uma "arma" de Paintball atira "balas" que "matam" o "inimigo" no "campo de batalha"............
Ora vamos por partes:
1 - Se as coisas não evoluíssem, ainda hoje se jogaria futebol como á 100 anos atrás, em campos pelados, com bolas que molhadas pesavam 5 ou 6 kg, em que os jogadores desmaiavam de imediato quando as cabeceavam, se não se fossem abaixo antes disso com o peso do equipamento que envergavam nos dias de chuva.............
2 – Talvez seja normal um militar quando utiliza um marcador para os seus treinos chamar-lhe "arma", pois além do hábito que adquiriu, naquele preciso momento está a servir-se do marcador como uma arma, como se a sua vida pudesse depender disso; As bolas de tinta representam "balas", e valem-lhe como tal. Neste caso especifico até se poderá aceitar, visto que o militar naquela situação não pode utilizar uma arma nem balas (por motivos óbvios.......), mas continua a ser incorrecto.
3 – No entanto quando jogamos Paintball (seja ele recreativo ou competitivo), não utilizamos o marcador como "arma" (qualquer instrumento de ataque ou defesa), mas sim como o instrumento que nos permite atirar as bolas para acertar em determinado alvo, pois o nosso objectivo é eliminar o adversário, e onde o factor único e final é o puro divertimento (não nos pudemos esquecer que o Paintball é um jogo, e como qualquer outro jogo serve como divertimento).
Quando éramos miúdos fazíamo-lo com pedras, atiradas á mão ou com uma fisga, que para além de ser mais perigoso acho que era menos divertido................
Aliás, uma simples pedra não passa de uma pedra, não é uma "arma", mas se arremessada com força á cabeça de alguém pode tornar-se numa arma, e letal...........
4 – Analisando mais profundamente esta questão, posso dar mais alguns exemplos:
Arco
Zarabatana
Fisga
Bésta
Todos podem ser considerados armas, dependendo da sua utilização: Originalmente todos estes engenhos foram criados como tal (atendendo á designação oficial do termo "arma"), no entanto a sua utilização foi divergindo para outros sentidos, e hoje em dia praticamente não servem como tal (exceptuando algumas tribos indígenas).
Ora como já referi, os marcadores nem sequer foram criados com o objectivo de ser uma arma............
5 – Se generalizásse-mos o termo "arma" a tudo, não existiria o arco, mas sim uma "arma", a zarabatana seria conhecida como "arma".................. Parece-me que isso só não acontece porque não têm cano nem fazem barulho, mas também servem para arremessar projécteis, tal e qual como os marcadores de Paintball.....................
6 – Se repararem os fabricantes de equipamentos de Paintball não fabricam "armas", mas sim marcadores, isto é universal, vejam os dizeres nos vossos equipamentos, e nos manuais que os acompanham...............
7 – Quanto ao termo "balas", então esse acho que nem tem discussão possível................ Senão terei que começar a chamar "balas" aos dardos da zarabatana e ás flechas do arco................ Já para não falar nas pedras, quando arremessadas.................
8 – Se em Portugal queremos fazer do Paintball um desporto (que neste momento ainda não o é), cativar cada vez mais praticantes e público e sermos vistos pela sociedade em geral como praticantes duma modalidade desportiva salutar e não como "uma data de malucos que andam com umas armas aos tiros para se matarem uns aos outros", julgo que temos que começar de uma vez por todas a chamar as coisas pelos nomes.
Em países como os E.U.A. ou o Canadá o Paintball é um desporto socialmente aceite e bastante apoiado, é bastante comum em qualquer localidade haver um local adequado para jogar, e não me parece que isso tenha acontecido colocando miúdos com "armas" a disparar "balas" para se "matarem"...............
Espero que quem não concordar com os meu ponto de vista não fique chateado comigo, pois como a democracia impera no nosso país vamos tendo o direito ás nossas opiniões e a defendê-las, e foi apenas isso que tentei fazer neste espaço, mas este é um assunto que dá pano para mangas..........
Saudações Paintbolísticas,
Nelson Queiróz
Escrito por
Paintball Cadaval Blog
-
segunda-feira, março 12, 2007
1 comments
Neste post vem as constituições das equipas que participam na Liga Paintball do Cadaval.
- Dário Wilson Prieto
- Miguel Geada Lopes
- Fábio Cruz Vitorino
- Pedro Graça
Escrito por
Paintball Cadaval Blog
-
quinta-feira, março 08, 2007
1 comments
Fica aqui a notícia da próxima etapa da Liga de Paintball do Cadaval. Que Decorrera de 25 de Março no Campo da Pero Moniz. O inicio dos jogos estão planeados para começar as 9 da manhã.
Ficam aqui também umas imagens do campo.

Escrito por
Paintball Cadaval Blog
-
quinta-feira, março 08, 2007
0
comments
Escrito por
Paintball Cadaval Blog
-
terça-feira, março 06, 2007
1 comments
Classificações Torneio I - Murteira, 25 Fev 2007
Escrito por
Pedro Graça
-
segunda-feira, março 05, 2007
0
comments
Labels: classificação
Aqui seguem algumas fotos tiradas no 1º jogo da Liga Paintball Cadaval.
Se tiverem fotos do jogo, podem enviar para o seguinte mail: paintball.cadaval.blog@gmail.com
Escrito por
Pedro Graça
-
segunda-feira, março 05, 2007
1 comments
Labels: fotos
Aqui também colocarei vídeos interessantes relacionados com o paintball, este vídeo que coloquei alem de servir de teste para colocação de vídeos no blog, serve também para o pessoal ver umas imagens de jogos profissionais de paintball.
Escrito por
Pedro Graça
-
sábado, março 03, 2007
0
comments
Labels: vídeos de paintball
Ora aqui vai o 1º post e espero ser o 1º de muitos do Paintball Cadaval - Blog. Criou se este blog com a finalidade de se poder transmitir e receber informação sobre acontecimentos de Paintball no nosso concelho - Cadaval.
Brevemente colocarei novos posts e informações.
Escrito por
Pedro Graça
-
sábado, março 03, 2007
1 comments
Labels: 1º post Paintball Cadaval