REVISTA PAINTBALL

Pessoal,
Afinal todo o esforço de divulgação que tem vindo a ser feito nos últimos tempos para promover o Paintball no nosso concelho já começa a dar frutos: na Revista Paintball Nº5 (Março / Abril) a Liga de Paintball Cadaval merece destaque logo no Editorial de abertura, bem como na Página 7 (1/2 página)!
Mais informo todos os interessados que se aceitam encomendas da Revista Paintball Nº5 na loja da Turimontejunto ou pelo turimontejunto@iol.pt

N.Queiróz

BOLAS & BOLAS e mais Bolas ainda!

Um dos pontos mais críticos na prática do Paintball é a qualidade das bolas que utilizamos. As características que mais procuramos numa bola são: homogeneidade no diâmetro, capacidade de partir no objectivo e não no marcador, visibilidade e qualidade do recheio (tinta), ou seja, pretendemos uma tinta que em caso de impacto seja bastante visível à distância e que seja mais difícil de esconder... no caso de jogadores mais "teimosos" (também chamados de 5 á Sec...).

A tinta é geralmente composta por Polyetileno Glycol, Glicerina, Gelatina, Sorbitol, Dipropylene Glycol, Óleo mineral, Corante alimentar e Água; São as variações nestes componentes que fazem com uma tinta seja mais ou menos espessa, e mais ou menos visível. Todos estes componentes foram aprovados pela FDA para o uso preconizado, e são geralmente seguros... A não ser que haja alguém que goste de comer bolas como se fossem profiteroles!

- MAD ORANGE: é sem dúvida a mais consistente e visível!


- Chocolate Yellow: talvez seja a mais equilibrada, escorre pouco e ainda assim é visível.


- Aqua Blue: a tinta é mais liquida e a casca transparente, o que permite uma limpeza rápida dos marcadores e restante equipamento no final do jogo.


- Cocktail: mistura de diversos tipos de bolas, talvez a melhor a nível "estético"!


Salvaguardo que existem várias cores para o mesmo tipo de bola, logo pode haver variações no contraste de cores.
Os lotes também podem ter variações (o "cozinheiro" das bolas pode ter colocado "farinha" a mais ou a menos em determinado lote), pelo que nunca se pode esperar que as bolas sejam exactamente iguais!
DIVIRTAM-SE A JOGAR PAINTBALL!
N.Queiróz, Adaptado de "Paintugal"

Rescaldo 2ª Prova Liga Cadaval

Decorreu no passado 25 de Março na Pêro Moniz a 2ª Prova da Liga de Paintball Concelhia do Cadaval, uma organização da Associação Murteirense em colaboração com a Turimontejunto.

Em primeiro lugar é de salientar que os jogos se realizaram sem chuva (situação inédita nos últimos tempos!), embora o evento não tenha terminado sem a lembrança do S.Pedro... Mas sem interferência no decorrer dos jogos.
O piso apresentou-se completamente seco, num campo bastante fechado em todas as linhas, o que proporcionou jogos extremamente disputados e competitivos (alguns algo prolongados), sendo praticamente todos decididos no 2X1 ou 1X1; É de realçar que tanto os 1º e 2º lugares (3 vitórias cada) como o 3º e 4º (2 vitórias cada) foram decididos pelo desempate no confronto directo, o que comprova o equilíbrio dos jogos e das equipas.
Para além dos resultados desportivos, que neste enquadramento acabam por ser completamente secundários, parece-me acima de tudo importante frisar o bom ambiente vivido ontem na Pêro Moniz, a presença do sol ajudou, as bifanas e as minis também, mas finalmente parece que a malta está a começar a entrar no espirito da coisa, ao compreender que se deixarem as PICARDIAS E DISCUSSÕES DE LADO E SE CONCENTRAREM APENAS EM APROVEITAR O CONVIVIO QUE ESTAS INICIATIVAS PERMITEM E EXIGEM TUDO CORRE MELHOR, PARA TODOS!


Em termos desportivos (pelo pouco que me foi possível acompanhar...):

-Paintelhos
Somaram a 1ª derrota num jogo a contar para a Liga (logo o 1º do dia, contra os S.Balls), contando com a "ajuda" de 2 ou 3 marcadores que não quiseram colaborar (talvez por ser ainda muito cedo, eh, eh), mas parece-me que isso não justifica tudo...;
Ontem sentiram bastantes dificuldades em quase todos os jogos, sem dúvida pela melhor réplica dos adversários, mas também pela desconcentração de alguns elementos, no entanto valeu-lhes num dos jogos a calma do jogador mais velho da equipa ontem presente (não me canso de dizer que me impressionou a calma do Óscar no jogo contra os Stars), o que lhes permitiu ganhar um jogo que provavelmente foi muito importante nas contas finais.

-PUNISHER´S
Prestação dentro do esperado, pareceu-me a equipa mais constante nas 2 provas até agora realizadas;
Julgo no entanto que continuam a depender muito da ajuda do único jogador "internacional" a participar na Liga (por enquanto!);
Boa evolução do George em termos de comunicação com os colegas em campo.

-PAINTBALL STARS
Destaque para a maior subida de ontem, na sequência do 1º lugar obtido no Torneio de Chão do Sapo, e a provar que o resultado na 1ª prova da Liga não tinha passado dum percalço;
Equipa muito aguerrida, conseguíram vencer o "Derby de Rocha Forte", o que lhes permitiu ficar em 3º no dia e passar de 5º para 4º lugar na Classificação geral.

-SEXY BALLS
Destaque para a vitória sobre os Paintelhos (se os marcadores dos outros não trabalham temos pena, eh, eh), numa equipa que continua bastante defensiva, a chamar os adversários, e por vezes a tirar bom partido disso;
Conseguíram manter o 3º lugar na geral a muito custo, contando com o débito do Fábio (não, não estava em ramping...), uma vez que me quis parecer que o Edy ontem esteve uns furos abaixo do habitual.

-CDV PAINT
Se uns sobem, outros descem, e trocaram de lugar com os Stars na geral; Não quero dizer que o nível de jogo dos CDV tenha sido pior relativamente ao da 1ª prova da Liga, o da maioria das outras equipas é que talvez tenha subido um pouco, e assim acabaram por não conseguir ganhar a nenhum dos oponentes, ao contrário das 2 vitórias obtidas no mês passado na Murteira;
Boa prestação do Miguel e do Hugo, mas para trás parece que a equipa está um bocado descompensada;
Merece destaque o 1X1 final no jogo contra os Punisher´s (Miguel X Telmo), e principalmente a atitude do Miguel no final do jogo a felicitar o Telmo;
Espera-se um pouco mais na próxima prova.


ARBITRAGEM
Mais uma vez um agradecimento especial para o Artur, que fez mais uma directa para estar presente;
A nova modalidade de arbitragem introduzida ontem pareceu-me mais correcta, e perfeitamente aplicável, a pensar para as provas daqui em diante.



Classificação 2ª Prova - Pêro Moniz, 25 Março 2007
  1. Paintelhos - 10 pontos
  2. Punisher's - 8 pontos
  3. Paintball Stars - 7 pontos
  4. Sexy Balls - 6 pontos
  5. CDV Paint - 5 pontos

Classificação geral Liga após 2ª Prova:
  1. Paintelhos - 20 pontos
  2. Punisher's - 16 pontos
  3. Sexy Balls - 13 pontos
  4. Paintball Stars - 12 pontos
  5. CDV Paint - 11 pontos


Parece-me importante reforçar que faço estes comentários duma forma totalmente imparcial, correndo o risco de estar completamente enganado nas minhas "avaliações" (não passam de meras opiniões minhas), e não pretendo com isto melindrar ninguém de forma alguma, mas sim motivar as equipas a melhorar a sua prestação (tanto dentro e fora do campo), até porque tanto a classificação como o nível das equipas continuam muito equilibrados, como ontem ficou provado;
Pretendo também manter acesa a chama deste blog, para participarem e comentarem acerca disto, pois como acho que já conseguiram perceber sempre estive, estou e continuarei a estar disponível para debater todos os assuntos e tentar ajudar toda a gente duma forma aberta e sincera.
DIVIRTAM-SE A JOGAR PAINTBALL!!!
N.Queiróz

#Fotos Pedro Graça#

2º Prova da Liga Paintball do Cadaval

Caros Paintballers,
No próximo fim de semana todas as atenções estão centradas na 2ª Prova da Liga, a decorrer na Pêro-Moniz.
Mais uma vez reforço os dados acerca deste evento:
Data: Domingo, 25 de Março; Concentração no local ás 08:30h; Inicio dos jogos ás 09.00h
Local: Pêro Moniz - Vindo do Cadaval: cortar á dta. imediatamente antes da escola primária, seguir sempre em frente, a subir, em asfalto, entrar em terra batida, seguir á esq., campo a 200m do lado dto.; Vindo do Vilar: cortar á esq. imediatamente a seguir á escola primária, seguir restante itinerário.

No próximo Domingo concentração na Pêro Moniz ás 08:30h! Não se esqueçam de que a hora muda este fim de semana, pelo que vamos dormir menos 1 horita!

N.Queiróz

ROCHA FORTE ROCK´S HARD!

Não me digam que pensavam que me tinha esquecido da malta de Rocha Forte?
Nem pensar nisso, até porque é o único local onde se pode jogar sem ser á chuva, visto tratar-se do único campo coberto do concelho.



Abraços para a malta de Rock Strong, e não se esqueçam de ir anunciando aqui os vossos jogos!

N.Queiróz

O PAÍNHO JÁ TEM UM CAMPO DE PAINTBALL (parte 2)


Conforme prometido, seguem as imagens dos recentes melhoramentos introduzidos no campo do Paínho:


Rapaziada do Paínho, não se esqueçam de ir divulgando no blog os jogos que vão havendo por aí!

N.Queiróz

REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA

Na sequência do anterior artigo sobre as diferenças entre armas e marcadores, parece-me bastante importante relembrar que o Paintball, como qualquer outro jogo, tem regras.

Principalmente regras de segurança que têm de ser RIGOROSAMENTE respeitadas, de forma a evitar acidentes perfeitamente desnecessários, e acreditem que eles acontecem....
Entre elas destacam-se:Além das regras de ouro mencionadas convém também NÃO DISPARAR CONTRA O ADVERSÁRIO A UMA DISTÂNCIA INFERIOR A 5 METROS, pois o impacto das bolas no nosso corpo, se for a uma distância relativamente curta, pode ser bastante doloroso, conforme as seguintes imagens documentam:


Alguém fica com dúvidas de que se os seguintes jogadores por qualquer motivo não tivessem a sua máscara rigorosamente colocada poderiam ter ficado cegos para o resto da vida?




Situações como estas são perfeitamente evitáveis, por isso se querem divertir-se em total segurança sigam um conselho de amigo: NÃO DISPAREM CONTRA NINGUÉM A MENOS DE 5 METROS DE DISTÂNCIA, MAS SOBRETUDO NUNCA TIREM A VOSSA MÁSCARA NAS IMEDIAÇÕES DUM CAMPO DE JOGO, OU NA PRESENÇA DUM MARCADOR SEM "TAPA-CANOS".

N. Queiróz


"O PAÍNHO JÁ TEM UM CAMPO DE PAINTBALL!"

Á partida poderia parecer o inicio dum saudoso anúncio a uma afamada marca de detergentes para roupa que víamos na TV nos finais da década passada, que dizia que "O Sobral de Monte Agraço já tem um parque infantil".........
Mas não, é mesmo verdade, foi inaugurado no passado domingo 11/03 pelas 10 da manhã o novíssimo "Complexo de Paintball do Paínho" (eh, eh), que foi montado na semana transacta pelos jogadores locais, e que ainda durante esta semana irá ser alvo dum bom melhoramento, acrescentando 10/12 obstáculos grandes aos já existentes.



Como poderão comprovar pela foto acima, não se trata apenas de mais um campo, pois possui também uma área adjacente para a prática de canoagem (será???), bem como conta com a proximidade dos "moínhos de vento", onde se pode avistar frequentemente D.Quixote de la Mancha acompanhado do seu sempre fiel escudeiro Sancho Pança, que infelizmente não conseguíram marcar presença nesta inauguração mas que não quiseram deixar de felicitar via paintball-cadaval.blogspot.com o people do Paínho por mais esta inovação (!!!).
Espero que a malta do Paínho vá contribuindo para este Blog, anunciando regularmente os jogos que vão havendo por lá!
N.Queiróz"


Marcador Vs Arma

Caros amigos Paintballers,

Antes de mais aproveito para endossar os meus sinceros parabéns ao criador deste Blog, cuja iniciativa é de louvar, pois não existia até agora um espaço próprio onde a (por enquanto pouca) malta daqui pudesse discutir assuntos relacionados com o Paintball, e eu pessoalmente até á pouco tempo atrás praticamente não tinha pessoas que partilhassem este meu gosto, logo desde já me coloco á disposição para continuar ajudar e colaborar nas vossas iniciativas, dentro da minha disponibilidade e conhecimento.

Para já parece-me pertinente reacender a velha discussão Paintbolística do "ovo e da galinha", sem querer ser uma "unha encravada" para os acérrimos defensores das "armas / balas":

Segundo reza a história instituída universalmente e que (quase) toda a gente conhece, o Paintball começou pelas mãos de criadores de gado, que quando se deslocavam a leilões, para distinguirem as suas cabeças de gado, marcavam os animais, com pequenas bolas de tinta, disparadas por fisgas ou "pistolas" de ar comprimido muito rudimentares, ou para marcarem árvores para abate, na Austrália ou nos Estados Unidos (a doutrina diverge).

Mais tarde os militares adaptaram esta ideia e tornaram-na numa técnica de treino militar, com algumas variantes, e foi assim que o Paintball se tornou popular.

Esta ideia transferiu-se para os Estados Unidos da América, onde foi traduzida para o desporto ou modalidade que é hoje em dia o Paintball.

Agora a questão fundamental e das primeiras que aprendi nos meus quase 12 anos ligados ao Paintball: O dispositivo que dispara as bolas de tinta é um MARCADOR e não uma ARMA.

Na origem do nome está a sua criação com a intenção de marcar árvores e gado, e não com a intenção de criar um qualquer instrumento de ataque ou defesa, que é a designação oficial de "arma", segundo se pode facilmente constatar num dicionário, logo MARCADOR é a designação ORIGINAL e correcta do dispositivo que utilizamos para disparar as bolas de tinta.

Agora julgo que a confusão dos termos utilizados tem muito a ver com a semelhança física dum marcador de Paintball com uma arma, visto que ambos são compostos por um corpo, cano e gatilho, mas penso que esta divergência de teorias depende mais ainda da atitude com que as pessoas utilizam os seus marcadores / armas:

Eu chamo marcador e não arma porque os nossos engenhos projectam bolas de tinta que vão marcar / pintar o adversário e também porque gosto de me distanciar de conotações militaristas ou paramilitares, vivendo as emoções que apenas o Paintball pode transmitir, sempre com o espirito de fair-play, camaradagem e convívio que estas iniciativas devem promover.

No entanto julgo que para algumas pessoas com algum género de recalcamento militar ou afins, uma "arma" de Paintball atira "balas" que "matam" o "inimigo" no "campo de batalha"............

Ora vamos por partes:

1 - Se as coisas não evoluíssem, ainda hoje se jogaria futebol como á 100 anos atrás, em campos pelados, com bolas que molhadas pesavam 5 ou 6 kg, em que os jogadores desmaiavam de imediato quando as cabeceavam, se não se fossem abaixo antes disso com o peso do equipamento que envergavam nos dias de chuva.............


2 – Talvez seja normal um militar quando utiliza um marcador para os seus treinos chamar-lhe "arma", pois além do hábito que adquiriu, naquele preciso momento está a servir-se do marcador como uma arma, como se a sua vida pudesse depender disso; As bolas de tinta representam "balas", e valem-lhe como tal. Neste caso especifico até se poderá aceitar, visto que o militar naquela situação não pode utilizar uma arma nem balas (por motivos óbvios.......), mas continua a ser incorrecto.

3 – No entanto quando jogamos Paintball (seja ele recreativo ou competitivo), não utilizamos o marcador como "arma" (qualquer instrumento de ataque ou defesa), mas sim como o instrumento que nos permite atirar as bolas para acertar em determinado alvo, pois o nosso objectivo é eliminar o adversário, e onde o factor único e final é o puro divertimento (não nos pudemos esquecer que o Paintball é um jogo, e como qualquer outro jogo serve como divertimento).

Quando éramos miúdos fazíamo-lo com pedras, atiradas á mão ou com uma fisga, que para além de ser mais perigoso acho que era menos divertido................

Aliás, uma simples pedra não passa de uma pedra, não é uma "arma", mas se arremessada com força á cabeça de alguém pode tornar-se numa arma, e letal...........

4 – Analisando mais profundamente esta questão, posso dar mais alguns exemplos:

Arco

Zarabatana

Fisga

Bésta

Todos podem ser considerados armas, dependendo da sua utilização: Originalmente todos estes engenhos foram criados como tal (atendendo á designação oficial do termo "arma"), no entanto a sua utilização foi divergindo para outros sentidos, e hoje em dia praticamente não servem como tal (exceptuando algumas tribos indígenas).

Ora como já referi, os marcadores nem sequer foram criados com o objectivo de ser uma arma............

5 – Se generalizásse-mos o termo "arma" a tudo, não existiria o arco, mas sim uma "arma", a zarabatana seria conhecida como "arma".................. Parece-me que isso só não acontece porque não têm cano nem fazem barulho, mas também servem para arremessar projécteis, tal e qual como os marcadores de Paintball.....................

6 – Se repararem os fabricantes de equipamentos de Paintball não fabricam "armas", mas sim marcadores, isto é universal, vejam os dizeres nos vossos equipamentos, e nos manuais que os acompanham...............

7 – Quanto ao termo "balas", então esse acho que nem tem discussão possível................ Senão terei que começar a chamar "balas" aos dardos da zarabatana e ás flechas do arco................ Já para não falar nas pedras, quando arremessadas.................

8 – Se em Portugal queremos fazer do Paintball um desporto (que neste momento ainda não o é), cativar cada vez mais praticantes e público e sermos vistos pela sociedade em geral como praticantes duma modalidade desportiva salutar e não como "uma data de malucos que andam com umas armas aos tiros para se matarem uns aos outros", julgo que temos que começar de uma vez por todas a chamar as coisas pelos nomes.

Em países como os E.U.A. ou o Canadá o Paintball é um desporto socialmente aceite e bastante apoiado, é bastante comum em qualquer localidade haver um local adequado para jogar, e não me parece que isso tenha acontecido colocando miúdos com "armas" a disparar "balas" para se "matarem"...............

Espero que quem não concordar com os meu ponto de vista não fique chateado comigo, pois como a democracia impera no nosso país vamos tendo o direito ás nossas opiniões e a defendê-las, e foi apenas isso que tentei fazer neste espaço, mas este é um assunto que dá pano para mangas..........

Saudações Paintbolísticas,

Nelson Queiróz

Equipas Liga Paintball Cadaval

Neste post vem as constituições das equipas que participam na Liga Paintball do Cadaval.

The Punisher's

- Carlos Garcia
- João Filipe Cândido Silva
- Ruben Miguel Vieira Tito
- Daniel Gil Martins
-George Phillip Rodrigues
- Luis Carlos Duarte
- Telmo Jorge Garcia


Paintball Stars

- Dário Wilson Prieto
- Rodrigo F. Duarte
- Hélder AntºNeves Prieto
- Joel Fernandes Gomes
- Pedro Fernades Gomes
- Amilcar Duarte Prieto

CDV Paintball

- Miguel Geada Lopes
- Nuno Pereira
- Gilberto Pimpão
- Mário J. Duarte Teles
- Carlos santos Jerónimo
- Ricardo Silva Pinteus
- Hugo Severino


Sexy Balls

- Fábio Cruz Vitorino
- Renato Rodrigues
- Édi Nobre
- Henrique Santos
- José Luís Frade
- Gonçalo Silva
- João Pedro Carlos


Paintelhos do Oeste

- Pedro Graça
- Luís Graça
- Óscar Silva
- Hernâni Batista
- Sandro Batista
- Abílio Costa
- Ricardo Mendonça




Próxima prova da liga de Paintball Cadaval - 25 Março (Pero Moniz)

Fica aqui a notícia da próxima etapa da Liga de Paintball do Cadaval. Que Decorrera de 25 de Março no Campo da Pero Moniz. O inicio dos jogos estão planeados para começar as 9 da manhã.
Ficam aqui também umas imagens do campo.




II Torneio Paintball C.C.D.R. Chão de Sapo

Decorreu no passado 04/Março o II Torneio de Paintball de Chão de Sapo, levado a cabo pelo C.C.D.R. da localidade em conjunto com a Turimontejunto - Eventos & Aventura.
Na sequência do 1º Torneio realizado em Agosto de 2006, esta iniciativa foi novamente um sucesso, sendo de registar a presença de 10 equipas, onde praticamente todos os elementos eram oriundos do nosso concelho.
O local escolhido foi mais uma vez o campo de futebol, onde foi instalado um campo idealizado pelo Artur "El Louro" Silva da Turimontejunto, que se apresentava bastante fechado ao centro, o que acabou por premiar as equipas de ataque, onde nalguns jogos se sobressaíram alguns elementos que arriscaram tudo e que acabaram por ganhar alguns jogos duma forma relativamente fácil, visto que os adversários se fechavam nos obstáculos de base sem cruzar, tornando-se "presas" fáceis para os jogadores mais audazes.
Apenas foi de lamentar a chuva que se abateu entre as 11 horas e as 3 horas da tarde, que deixou o terreno um tanto empapado e condicionou um pouco a prestação das equipas, não condicionando no entanto a boa disposição dos jogadores, que permaneceu inalterada durante esse período, principalmente durante a hora do almoço, onde me quis parecer que ninguém se importou com o tempo (qual chuva??)! Mesmo assim as finais decorreram já debaixo dum sol tímido, o que permitiu que fossem relativamente bem disputadas.
Em termos desportivos, consagração total para os "Out of the game", que registaram 5 vitórias noutros tantos jogos, redimindo-se de certa forma da fraca prestação que os "Paintball Stars" tinham conseguido na 1ª prova da Liga CDV no domingo anterior, onde apenas somaram derrotas (trata-se da mesma equipa, mas que utilizou outro nome, porque contou com um elemento que não é da constituição original).

Os finalistas:

Out of the game
Dário Wilson Prieto
Pedro Fernandes
Rodrigo Silva
Édi Nobre
Hélder Prieto
Sexy Balls
Fábio Vitorino
Renato Rodrigues
Gonçalo Silva
Henrique Santos
José Luis Frade

Classificação Final:

Out of the game
Sexy Balls
3º Hit Man Team
4º Montanelas
5º Team A
6º Furões S.A.
7º Casicar
8º Os Cos
9º Pragança Team
10º Os Caga Bolas

Em nome da organização agradeço a todos os que participaram ou contribuiram de alguma forma para o sucesso deste evento; Ficamos agora a aguardar por Agosto para o III Torneio!
N. Queiróz


Os Finalistas: Out Of The Game & Sexy Balls





Classificação Liga Paintball Cadaval

Classificações Torneio I - Murteira, 25 Fev 2007

  1. Paintelhos
  2. Punisher's
  3. Sexy Balls
  4. CDV Paint
  5. Paintball Stars
Classificações na Liga após o 1º Torneio:
  1. Paintelhos - 10 pontos
  2. Punisher's - 8 pontos
  3. Sexy Balls - 7 pontos
  4. CDV Paint - 6 pontos
  5. Paintball Stars - 5 pontos


Fotos 1º jogo Liga Paintball Cadaval (Murteira)

Aqui seguem algumas fotos tiradas no 1º jogo da Liga Paintball Cadaval.
Se tiverem fotos do jogo, podem enviar para o seguinte mail: paintball.cadaval.blog@gmail.com














Vídeos de Paintball no blog

Aqui também colocarei vídeos interessantes relacionados com o paintball, este vídeo que coloquei alem de servir de teste para colocação de vídeos no blog, serve também para o pessoal ver umas imagens de jogos profissionais de paintball.

1º Post Paintball-Cadaval blog

Ora aqui vai o 1º post e espero ser o 1º de muitos do Paintball Cadaval - Blog. Criou se este blog com a finalidade de se poder transmitir e receber informação sobre acontecimentos de Paintball no nosso concelho - Cadaval.

Brevemente colocarei novos posts e informações.